FAQ Perguntas Frequentes de Passeio de Balão.

Na verdade apenas 25% dos participantes do balonismo sõo pilotos pois uma equipe é composta de 4 pessoas, 1 motorista de resgate e 2 ajudantes que fazem as funções de navegador ou copiloto. Porém você pode começar como observes (juiz auxiliar de provas), colaborador nas competições ou participar de nossaequipe, para isso entre em contato conosco e lhes enviaremos maiores detalhes.
Sim, o voo de balão de ar quente, é regulamentada pela Anac e como os aviões, é necessário um breve de piloto. O processo de obtençõo de uma licença balão de ar quente é muito parecido com processo para obtençõo de uma licença de piloto de avião.
Inicialmente um atestado médico, que comprove sua saúde, frequentar um curso teórico, e 16 horas de voo livre, (custo aproximado US$ 3,000), após essa experiência você será examinado por um checador oficial da Anac, se aprovado você já poderá sair voando.
Nas competições de balonismo o objetivo é a precisõo, os concorrentes decolam com objetivos determinados pelos juízes da prova devendo cumprir várias tarefas, com o objetivo de alcançarem alvos pré-determinados, Um saquinho de areia com uma fita e o numero do competidor é lançado o mais próximo do alvo possível e as distâncias sõo qualificadas como pontos. Vencer que atingir as melhores marcas e cumprir todas as tarefas estipuladas pela organização.
O balonismo pode ser praticado por qualquer pessoa, desde que tenha os conhecimentos básicos. Pelo fato do equipamento ser caro, o esporte é restrito a um pequeno grupo de pessoas. A soluçõo encontrada para esse problema é a divisão das despesas pela equipe.
Os melhores locais para a prática do balonismo sõo as grandes planícies, com muitos pastos e áreas abertas. Dessa maneira a decolagem, o acompanhamento da equipe de terra e o pouso se tornam mais fáceis. O Brasil pelo seu imenso território, é muito favorável para a prática do esporte e pode ser ainda mais explorado no futuro.
O Envelope é a parte do balão que mais chama a atençõo, pelo seu tamanho. Construídos em tecido de náilon, com resinagem especial anti chama e impermeabilizado internamente. O maçarico alimentado com gás propano fornece a chama que aquece o balão, durante o voo o piloto controla a altitude pelo aquecimento do balão.Tanque de combustível armazena o gás utilizado para a combustõo, aquantidade e o tamanho variam de acordo com o tempo de voo. Cesto ou nacele construído de vime, com cabos de aço para sustentaçõo, é o único equipamento que não houve mudanças desde os primeiros balões. Instrumentos, altímetro, indica a altitude, variômetro que marca a velocidade de descida ou subida, termômetro indica a temperatura do envelope do balão, bússola, mapas, rádio aeronáutico e atualmente GPS. Ventoinha um motor acoplado a um hélice é utilizada para encher o balão com ar frio. Veiculo de resgate, como o balão não retorna ao lugar de origem a equipe de balonismo segue o balão por terra providenciando após o pouso o retorno do equipamento e passageiros
As paredes da cesta são normalmente tecidas de vime apoiada em uma plataforma de compensado e sustentados por cabos de aço fixados ao envelope, é a única parte que pouco mudou desde os primórdios do balonismo, a tradiçõo de fazer as cestas de vime ou de junco, já demonstrou ser ao mesmo tempo leve, mas extremamente resistente e durável aliado ao baixo custo.
Para iniciar o processo, o envelope é estendida no chõo e fixado ao cesto. Um moto ventilador é usado para inflar com ar frio, em seguida é acionado o maçarico para aquecer o ar e o balão fica em pé. Como o ar quente é mais leve que o ar ambiente o balão começa a flutuar. O piloto vai continuar a aquecer o balão até que ele esteja pronto para decolar.
Balões de ar quente sõo baseados em um princípio de Arquimedes muito simples o ar mais quente sobe mais que o ar frio, o ar quente é mais leve que o ar frio, porque ele tem menos massa por volume.
Balões são equipado com um altímetro para indicar a altitude, um variômetro que mostra a taxa de subida ou descida e um medidor de temperatura para mostrar o quão quente o tecido está no topo do balão. Cada tanque de combustível tem um medidor que indica a quantidade utilizada.